loading...

domingo, 12 de abril de 2015

Avenca




Indicações da Avenca:
Indicada para o tratamento de afecções catarrais das vias respiratórias, bronquite, caspa, queda de cabelo, rouquidão, dores reumáticas, ressecamento da garganta, dismenorréia, debilidade das parturientes, verrugas, laringite, distúrbios do ovário e da bexiga.

Propriedades Etnoterapêuticas:
Peitoral, antiasmática, expectorante, béquica, emenagoga, aperiente, digestiva, emoliente, sudorífica, estimulante, antidiarréica, antidisentérica e antiinflamatória.

Fitoquímica:
Ácido gálico e tânico, carboidratos, compostos fenólicos, capilarina, mucilagem e glicose.

Como Usar a Avenca:
Infuso ou decôcto:
5%, 50 a 200ml/dia.
1 parte de folha : 100 partes de água. Tomam-se 8 a 10 colheres das de sopa por dia,  meia hora antes das refeições.
1 xícara das de cafezinho em 1 litro de água. Tomar 2 a 4 xícaras ao dia.
Extrato fluido: 210ml/dia.
Tintura: 10 a 50ml/dia. Tomar 1 colher das de sopa a cada 8 horas.
Xarope: 20 a 100ml/dia.







A Adiantum capillus-veneris L.pertencente a família botânica Polypodiaceae. logo ganhou diversos nomes populares como Avenca-cabelo-de-vênus, cabelo-de-vênus ou simplesmente Avenca.
A Avenca é uma planta alóctone, originária da Europa, mas subespontânea no sul do Brasil, em áreas ruderais sombreadas, em nichos de pedras, paredes de poços e principalmente junto à fontes de água.
Planta herbácea, perene, rizomatosa, que cresce em touceiras. As hastes e ramos são marrom-escuros, duros e muito finos. As folhas são pecioladas, alternas, muito delgadas, polimorfas, com tendência a deltóide, crenadas, divididas 3 a 4 vezes, com os folíolos em forma de cunha larga, com a margem arredondada, levemente ondulada, com as nervuras delicadas, com 3 a 5 soros de esporos situados nas extremidades da face dorsal.. O rizoma é fino, oblíquo e piloso, com cerca de 10cm de comprimento. A partir do rizoma emergem pendúnculos glabros, finos, pardo-escuros ou negro reluzentes, dividido e subdividido na orla da fronde, que atinge 20 a 40cm de altura.
A planta prefere os solos de serrapilheira, ricos em húmus, úmidos, levemente ácidos, soltos, friáveis e frescos. A planta definha em solos secos.
A planta é umbrófila e higrófita, de clima subtropical úmido. Cresce bem em regiões com umidade relativa do ar elevada. A luz solar direta, e mesmo a meia-luz, causa amarelecimento e definhamento da planta. Proteger contra geadas.
Da Avenca são utilizadas as folhas e rizomas, colhidos nos meses de setembro a maio.

Plantio:
Espaçamento: 0,4 x 0,40m.
Propagação: divisão de touceiras, estacas e esporos.
Aclimatação: a planta pode ser cultivada em vasos com substrato orgânico ou pó de xaxim. O ambiente deve ser sombreado, úmido e quente.
Plantio: primavera.
Irrigação: a planta é muito exigente em umidade, necessitando de irrigação frequente.
Raleio: eliminar folhas senescentes e doentes.
Colheita: setembro a janeiro.

Curiosidade:
A planta é utilizada como ornamental para cultivo em ambientes sombreados.

Tags:

0 Responses to “Avenca”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks