loading...

domingo, 12 de abril de 2015

Carvalho-europeu




Principais indicações do Carvalho-europeu:
O Carvalho-europeu é indicado para a atrofia mesentérica das crianças, febres intermitentes, hemorragia passiva e úlceras atônicas.
A casca é adstringente e febrífuga, e os frutos antidiarréicos e antidiabéticos.
Contém tanino (9 a 12%), ácido gálico, açúcar não cristalizável, tanatos de cálcio, potássio e magnésio, pectina, amido, celulose, goma, resina, óleo graxo.
Do Carvalho-europeu utiliza-se os frutos e folhas.

Curiosidades do Carvalho-europeu
Os frutos constituem-se ótimo alimento para suínos a até para o homem.


A madeira, considerada de primeira qualidade, é utilizada na confecção de móveis antigos, esculturas, pipas, barris e vasilhames diversos.









Espécie alóctone originária da Europa, Marrocos e Ásia Menor, com porte de 30 a 35m de altura, a árvore Quercus alba L., ficou conhecido popularmente no Brasil como Carvalho-europeu. Da família botânica Fagaceae., o Carvalho-europeu apresenta o caule cilíndrico, casca fendida, ramos tortuosos. As folhas são alternas, oblongas, membranosas, pinati-fendidas ou sinuado-lobadas, com segmentos obtusos, subsésseis, glabras, membranosas. As flores são monóicas, sendo que os amentos masculinos são finos, frouxos, amerlo-esverdeados, com uma flor na axila de cada bráctea. Flores femininas dispostas em espigas, sendo que cada flor é guarnecida por um capitel que se desenvolve na floração. Fruto com 2 a 3cm de comprimento e 2cm de diâmetro, longo pedunculado, recoberto em sua terça parte pelo capitel.

Cultivo:
Espaçamento: 5 x 5m.
Propagação: sementes. As sementes devem ser postas a germinar em saquinhos plásticos ou recipientes com um mínimo de 400ml de capacidade, contendo substrato organo-mineral.
Plantio: outono.
Pragas: lagarta Podalia chrysocoma e coleóptero Loxopyga flavo-lineata.
Doença: Oidium quercinum.
Colheita: as folhas são colhidas no terceiro ano após o plantio.

Tags:

0 Responses to “Carvalho-europeu”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks