loading...

domingo, 12 de abril de 2015

Conhecendo melhor o Beijo-de-frade



Os nomes beijo-turco, beijo-de-freira, maria-sem-vergonha ou sultana são as definições populares que o Impatiens sultani Hooker. da família botânica Balsaminaceae., ganhou no Brasil.
Trata-se de uma espécie alóctone, originária da ilha de Zanzibar, África, mas que se encontra disseminada em todo o mundo. Cresce subespontaneamente na zona da mata pluvial da encosta atlântica no sul do Brasil. Em áreas de mata fechada, pode ocorrer em clareiras naturais ou feitas pelo homem. Sua distribuição é irregular e descontínua. Freqüentemente ocorre ao longo das estradas, em terrenos abandonados e em barrancos úmidos que orlam as estradas.
Planta herbácea alóctone, originária da África, perene. O caule é ramificado, robusto, suculento, verde, cilíndrico e cresce de 30 a 60cm em altura. As folhas inferiores são alternas e as superiores quase verticiladas, longamente pecioladas. O pecíolo atinge até 6cm de comprimento, provido de esparsos pêlos glandulares. A lâmina é ovóide-lanceolada, membranácea quando seca e subcarnosa quando verde, de margem plana, crenado-serreada, com uma cerda em cada reentrância, ápice acuminado e base estreita em direção ao pecíolo, glabras nas duas faces, com 4 - 9cm de comprimento e 2,0 5cm de largura. As flores, são glabras, vermelhas, róseas ou brancas, solitárias ou 2 a 3 em pedúnculos comuns, pedicelos glabros providos de pequenas brácteas lanceoladas na base. O cálice reúne três sépalas, a posterior ou labelo com mais de 1cm de comprimento, lanceolada e provida de esporão muito delgado em toda a sua extensão, com o dobro do comprimento da pétala; as laterais são lanceoladas. Corola com a pétala posterior ou estandarte obovado-orbicular, freqüentemente emarginada no ápice e alada na parte central do dorso; as demais obovadas. O estigma é denteado. O fruto é uma cápsula glabra, com cerca de 1,8cm de comprimento, deiscente apenas de um lado. Quando maturo, ao ser tocado, o fruto explode abruptamente liberando longe as sementes e enroscando-se sobre si mesmo, elasticamente. As sementes são providas de pelos suculentos.
A planta é encontrada em solos úmidos, mas expostos aos raios solares, e ricos em matéria orgânica. Cresce até mesmo em locais rochosos, mas com camadas umedecidas de solo.
A planta cresce melhor sob temperaturas amenas e com boa pluviosidade ou umidade relativa alta. A planta é esciófita e seletiva higrófita, de onde utilizam-se as folhas, os caules e os ramos.







Cultivando a Maria-sem-vergonha:
Espaçamento: 0,3m  x 0,3m.
Propagação: sementes e estacas. Semear em bandejas de isopor, utilizando substrato organo-mineral. O mesmo substrato pode ser utilizado para a estaquia.
Plantio: primavera.
Florescimento: durante o ano inteiro, com predominância no verão.
Colheita: 3 a 4 meses após o plantio.

Propriedades Etnoterapêuticas:
Emética, catártica, e diurética.

Atenção:
O suco do caule é considerado tóxico.

Curiosidades:
O suco do caule é de sabor acre e ardente.
A planta é muito conhecida no Brasil para o cultivo ornamental de praças e jardins.


Tags:

0 Responses to “Conhecendo melhor o Beijo-de-frade”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks